terça-feira, 21 de abril de 2009

ATR 42/72

Olá pessoal aqui é o Cláudio novamente,
Agora vou postar sobre o ATR 42 e 72.

Comecemos pelo ATR 42:

O ATR-42 Aerospatiale é uma aeronave de médio-porte e propulsão turbo-hélice combinada com asas altas, fabricada pela Avions de Transport Regional, utilizado principalmente pelas Linhas Aéreas Regionais

Tecnicamente, o ATR-42 Aerospatiale situa-se ao nível do turbohélice regional brasileiro Embraer EMB-120 brasilia e, embora o modelo brasileiro está numa categoria de capacidade de transporte de passageiros abaixo da capacidade do ATR, dentro do meio aeronáutico se concorda que os números ponderados de desempenho dos dois modelos não são muito diferentes, com ligeira vantagem para o turbohélice europeu.

O ATR-42 Aerospatiale tem uma porta-extra na lateral esquerda dianteira da fuselagem que serve para introdução facilitada e rápida de encomendas por pequenos conteineres ou pallets, cujo importante complemento no faturamento de companhias aéreas nesse tipo de serviço auxiliar expresso costuma cobrir os seus custos operacionais e despesas administrativas, com margens de lucro.

O ATR-42 começou a ser produzido no início da década de 80, e desde então mais de 700 unidades estão voando no mundo inteiro, inclusive no Brasil, comprovando assim as características deste bimotor turbohélice para transporte regional de passageiros.

Ficha técnica:

  • Configuração : 46 assentos (média-densidade) ou 50 assentos (alta-densidade);
  • Comprimento mínimo de pista necessário para decolagem: 1.500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Velocidade de Cruzeiro: 500 km/h (ATR-42-300) ou 550 km/h (ATR-42-500);
  • Média ponderada de consumo de combustível (Decolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,06 litros por assento e km voado;
  • Motorização (Potência) : 2 x Pratt & Whitney PW-121 (2.100 shp cada);
  • Teto de serviço: 8.500 metros;
  • Alcance máximo (MTOW): 1.850 quilômetros (Reserva 45 minutos);
Os ATRs no Brasil são mais utilizados por companhias aéreas regionais como a Trip Linhas Aéreas, Total Linhas Aéreas e Pantanal Linhas Aéreas.

Aí vai uma foto do painel do ATR 42:


Agora veremos o ATR 72:

O ATR-72 Aerospatiale é uma aeronave de médio-porte e propulsão turbo-hélice combinada com asas altas, cujo projeto voltado para a utilização tipicamente civil, no transporte regional de passageiros em rotas curtas e médias.

A exemplo do seu irmão menor, o ATR 42, fabricada pela Avions de Transport Regional. É utilizado principalmente pelas Linhas Aéreas Regionais. Tecnicamente, é apropriado para pistas de curta/média extensão.

Ficha Técnica:

  • Configuração : 68 assentos;
  • Comprimento mínimo de pista necessário para decolagem: 1.300 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Velocidade de Cruzeiro: 276 kt
  • Motorização (Potência) : 2 x Pratt & Whitney PW-127, com hélices hexipás Hamilton;
  • Teto de serviço: 8.500 metros;
  • Alcance máximo (MTOW): 1.850 kilômetros (Reserva 45 minutos);
Aí vai a foto do painel do ATR 72:

Agradeço pela visita
E boa decolagem.

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