terça-feira, 7 de julho de 2009

SR-71 BlackBird

Olá pessoal, aqui é o Cláudio, hoje irei postar sobre um avião que eu adoro, o SR-71 BlackBird.


SR-71 BlackBird

O Lockheed SR-71 Tipo A, também conhecido por Blackbird, é um avião de reconhecimento estratégico (daí o "SR": Strategic Reconnaissance) de longo alcance desenvolvido pela Lockheed a partir dos projectos YF-12 e A-12.

O Clearance "Kelly" Johnson famoso é o nome por detrás de muitos dos conceitos avançados da aerodinâmica desse avião. Sua fuselagem foi feita com ligas de titânio para suportar as altas temperaturas em torno de 200 a 300 graus celsius, causadas pelo atrito com o ar em virtude da alta velocidade alcançada.

Como sua fuselagem foi feita em placas para poder dilatar-se durante o vôo, o SR-71 é conhecido por vazar quando está no chão; pelo seu fluido hidráulico congelar em temperaturas de 30ºC e pelo modo peculiar de ativação dos motores. Por ser a J-58 uma turbina de grande porte e pesada demais (9 estágios de compressão de fluxo axial) para um sistema pneumático comum, a ativação era feita por um motor V-8 envenenado ligado por engrenagens diretamente no eixo da turbina.

Seu vôo em altas temperaturas também não seria possível sem o combustível especial desenvolvido para ele, o JP-7, tão viscoso e pouco volátil que era possível apagar facilmente um fósforo aceso num balde de JP-7.

O Blackbird também foi construído em versão com acomodações para dois tripulantes em assentos tandem, ficando o piloto na nacele da frente, enquanto o operador de sistemas está na nacele de trás. Para as missões em grandes altitudes e velocidades, ambos os tripulantes usavam uma roupa pressurizada, que lembra os primeiros trajes dos astronautas. Para sua construção, foram criadas máquinas ferramentas (máquinas operatrizes) com o fim específico da construção dos componentes para este avião. Quando do encerramento de sua produção, as máquinas foram destruídas, impossibilitando assim que novas peças e/ou unidades do SR-71 fossem feitas novamente e, com o fim da Guerra Fria, não mais era viável seguir utilizando um avião com hora de vôo de custo tão elevado.

Por vários motivos, o SR-71 foi desativado. Entre eles, fatores políticos, custo operacional e o advento dos satélites. Apenas 3 são mantidos ativados pela NASA para estudos. Esse avião voava tão alto e tão rápido que, perseguido por um míssil terra-ar, a manobra de evasão clássica era simplesmente acelerar. Com base em Beale, na California, a unidade equipada com SR-71 estava em diferentes bases, principalmente na Inglaterra e no Japão, para fazer cobertura aérea em todo o mundo.

À altitude operacional, o SR-71 conseguia fazer a vigilância de uma superfície de 270.000 km² por hora, o que lhe permitia operar no Vietnam do Norte, na China, na União Soviética, em Cuba ou na Coréia do Sul sem entrar no espaço aéreo respectivo. Nenhum dos 33 SR-71 fabricados foi abatido até a atualidade no entanto 12 unidades foram perdidos em acidentes, com apenas uma fatalidade. Em um dos seus últimos vôos fora dos EUA, um SR-71 foi exibido em feira aérea em Paris, e no retorno aos EUA, bateu novo recorde de velocidade. Devido ao fuso horário, o avião chegou aos EUA aproximadamente 4 horas antes do horário em que decolou de Paris.


Na cultura


O X-jet do desenho X-men, foi baseado no SR-71 e seria no desenho uma modificação do RS-150 Blackbird da Shield feita por Forge usando a tecnologia Shi'ar.

Na série de figuas de ação Comandos em ação, uma réplica do Blackbird era utilizado pelos terroristas do "Cobra" sob o codinome de "Aeroforça Noturna". O brinquedo foi lançado no Brasil em 1988.

Ficha técnica

Descrição

  • Fabricante: Lockheed Martin;
  • Primeiro vôo: 22 de Dezembro de 1964;
  • Entrada em serviço: Janeiro de 1966;
  • Missão: reconhecimento/vigilância;
  • Tripulação: 2, um piloto e um operador de sistemas;
Dimensões

  • Comprimento: 32,74m;
  • Envergadura: 16,94m;
  • Altura: 5,64m;
  • Àrea (asas): 167,2m²;
Peso

  • Tara: 27.000Kg;
  • Peso total: 66.00Kg;
  • Peso bruto máximo: 77.000Kg;
Propulsão

  • 2x Pratt & Whitney J58 (foto dela logo abaixo) - 1 T11D 20B de 144kN;
Permofance

  • Velocidade máxima: 4.300Km/h (Mach 3.5);
  • 4.800Km;
  • Teto máximo: 28.000m ou 91864 pés;

Fotos:






Obrigado pela visita.
Até mais e boa decolagem.

2 comentários:

  1. Eu tambem adoro esse avião, so faltou falar do Jet Fire, dos transformers 2, uma parodia, mas acima de tudo um tributo.

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  2. A proposito a carenagem dele se retemperava a cada vôo.
    outra curiosidade é que em Star Wars 1, a nave da Imperatriz Abdala tambem foi inspirada no Blackbird.

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