quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dassaut Rafale

Olá pessoal aqui é o Cláudio, e hoje eu vou postar sobre o futuro caça da Força Aérea Brasileira, o Francês Dassaut Rafale. Particulamente, acho o caça lindíssimo.


Dassault Rafale é um caça de dupla propulsão com asa em delta, altamente ágil, considerado de 4,5ª geração. A Dassault Aviation iniciou seu projeto na década de 80 a fim de substituir todos os Mirage 2000 da força aérea francesa, e esta sendo produzido tambem para a marinha francesa, para operar em porta-aviões. Também tem sido comercializado para exportação para diversos países.
O Rafale é um caça polivalente, sendo um caça-bombardeiro de amplo raio de ação, com 14 pontos duros ele pode carregar um excelente arsenal ar-ar ou ar-terra, ou também tanques extras o que aumenta ainda mais seu raio de ação. Os componentes aviônicos do caça são muito avançados, mas entre eles destaca-se o seu radar multi-funcional Thomson-CSF Detexis RBE-2 que opera junto ao sistema eletro-óptico avançado OSF (Optronique Secteur Frontal), que inclui câmeras infravermelhas FLIR, telemetria laser, etc...
Aerodinamica

O Rafale possui uma asa delta combinado com ativos integrados (monobloco) canard para maximizar a capacidade de manobra (resistir a 9 g ou -3 g), mantendo estabilidade em vôo, um máximo de 11 g pode ser confirmado em caso de emergência. O canard também reduz a velocidade de aterragem para 115 nós. De acordo com fontes internas (Les essais en vol du Rafale) Limite de velocidade baixa é de 100 kt 80 kt mas às vezes é demonstrado durante Airshows pelos pilotos dispostos a sublinhar qualidades de baixa velocidade da aeronave. "Um mínimo de 15 kt ter sido atingido durante simulado combate contra um Mirage 2000 por um piloto agressivo. ". O avião pode operar em pistas de 400 metros.

Sistemas de combate

O Rafale carrega um sistema eletrônico integrado de sobrevivência nomeado SPECTRA que possui um software baseado em tecnologia "stealth virtual". O sensor mais importante é o passivo RBE2 Thales óptica de radar multi-modo. Thales alega ter alcançado níveis sem precedentes de conhecimento da situação através da detecção precoce e acompanhamento de alvos aéreos múltiplos para combate próximo e intercepção de longo alcance, assim como a geração em tempo real de mapas tridimensionais do terreno seguinte e o tempo real de geração de mapas de alta resolução do terreno para a navegação e orientação.
No entanto, nessas circunstâncias, quando a administração é necessária a assinatura, o Rafale pode utilizar vários sistemas de sensores passivos. O front-electro-sector sistema óptico ou Optronique Secteur Frontal (OSF), desenvolvido pela Thales, é completamente integrado dentro da aeronave e pode operar tanto em comprimentos de onda visíveis a infravermelhos.
O sistema Spectra de guerra eletrônica, desenvolvido em conjunto pela francesa Thales e a EADS, prevê a aeronave com maior capacidade de sobrevivência contra ameaças aéreas e no solo. O tempo real de ligação de dados permite a comunicação não só com outras aeronaves, mas também com comando fixo e comando móvel e centros de controle. Para aquelas missões que o exigem, o Rafale também irá eventualmente usar a designação de Dâmocles pod electro-optical/laser que traz a capacidade LGB de operar tanto em dia claro quanto a noite.
Os sistemas de núcleo do Rafale empregam um Integrated Modular Avionics (IMA), chamado de MDPU (Modular Data Processing Unit). Esta arquitetura acolhe todas as funções essenciais do sistema de gerenciamento de aeronaves, em vôo, fusão de dados, controlar o fogo, interface de maquina principal, etc.
O valor total do radar, da comunicação eletrônica e de auto-proteção do equipamento é de cerca de 30% do custo de todo o projeto.
A capacidade do Rafale, de ataque ao solo é limitada pela falta de um avançado casulo (bainha) de segmentação, mas isso será corrigido com a adição de Reco Thales Optronique's NG / Areos reconhecimento e direcionamento casulos (bainhas) Dâmocles sobre o padrão F-3.

Ficha Técnica

Características gerais

Tripulação: 1-2
Comprimento: 15,27 m (50,1 ft)
Envergadura: 10,80 m (35,4 ft)
Altura: 5,34 m (17,5 ft)
Área de asa: 45,7 m² (492 ft ²)
Peso vazio: 9.500 kg (C), 9,770 kg (B), 10,196 kg (M)
Peso máximo de decolagem: 24,500 kg (C/D), 22,200 kg (M)
Powerplant: 2 × Snecma M88-2 turbofan
Impulso seco: 50,04 kN (11.250 lbf) cada
Impulso com pós-combustão: 75,62 kN com M88-Eco> 90 kN após 2010 (lbf 17.000) cada
Desempenho

Velocidade máxima:
Alta altitude: Mach 2, 2.390 Km/h, 1.290 nós
Baixa altitude: 1.390 km/h, 750 nós
Raio de combate: 1.850 Km / 3.125 Km
Teto de serviço: 16.800 m (55.000)
Taxa de subida: 304,8 m/s
Carregamento da asa: 326 kg/m²
Armamento
Metralhadora: 1 × 30 mm (1,18 in) canhão GIAT 30/719B
Mísseis:
ar-ar:
MICA IR / EM ou
Magic II e no futuro
MBDA Meteor
ar-solo:
MBDA Apache ou
SCALP EG ou
Ou AASM
GBU-12 Paveway II ou
AM 39 Exocet ou
ASMP-A míssil nuclear
Avionicos
Radar Thales RBE2
Thales SPECTRA sistema de guerra eletrônica.
Thales / SAGEM OSF (Optronique Secteur Frontal) busca de infravermelhos e sistema de trilha.

Fotos:




Espero que tenham gostado.

Muito obrigado pela visita, até a próxima e boa decolagem.

Um comentário:

  1. Claudio, espero que poste tambem o F-18 da Boing
    não há duvida e muito lindo o Rafale

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