sábado, 10 de outubro de 2009

Embraer AMX

Olá pessoal, aqui é o Cláudio, demorei pra postar de novo né?


Bem vamos ao que interessa, hoje vou falar sobre o Embraer AMX, o caça brasileiro que foi fabricado em 1985 juntamente com uma empresa italiana, onde na Itália tem o apelido de "Chibli" e na Força Aérea Brasileira ele é designado de A-1.



AMX

O AMX International AMX, ou simplesmente AMX é um avião de ataque ar-superfície usado para missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo. Foi desenvolvido pelo consórcio internacional AMX Internacional.
O AMX é capaz de operar em altas velocidades subsônicas a baixa altitude, tanto de dia quanto de noite, e se necessário, a partir de bases pouco equipadas ou com pistas danificadas. O caça conta com relativamente baixa assinatura em infravermelho e reduzida secção frontal ao radar, para melhorar seu percentual de sucesso nas missões. A auto-defesa é proporcionada por mísseis ar-ar, canhões integrados e sistemas de contramedidas eletrônicas.
Em 1977, a Força Aérea Italiana efetuou um requerimento para um caça-bombardeiro para substituir seus Aeritalia G.91 e alguns de seus F-104 Starfighter. Em vez de competir entre si pelo contrato, a Aeritalia (agora Alenia Aeronautica) e a Aermacchi concordaram em fazer uma proposta conjunta, já que ambas as companhias estavam considerando o desenvolvimento de uma classe similar de aviões por alguns anos. Os trabalhos de desenvolvimento iniciaram em abril de 1978.
Em 27 de março de 1981, o governo italiano e o governo do Brasil concluíram um acordo de requerimentos conjuntos para as aeronaves, e a Embraer foi convidada a se juntar ao programa em julho do mesmo ano.
O primeiro protótipo voou em 15 de maio de 1984. Embora esse exemplar tenha sido perdido durante o seu quinto vôo (matando seu piloto), o programa de testes foi considerado tranqüilo. A produção em série foi iniciada na metade de 1986, com os primeiros exemplares entregues à Força Aérea Italiana e à Força Aérea Brasileira em 1989. Desde então, ao redor de 200 AMXs foram construídos.
Os esquadrões italianos de AMX voaram 252 missões de combate sobre o Kosovo em 1999, como parte da Operação Allied Force, sem nenhuma aeronave perdida.

Ficha Técnica
  • Tripulantes: 1 - AMX, 2 - AMX-T (Versão biplace de treinamento/operacional)
  • Comprimento: 13,23 m
  • Envergadura: 8,87 m
  • Altura: 4,55 m
  • Peso vazio: 6.730 kg
  • Peso carregado: 10.750 kg
  • Peso máximo: 13.000 kg
  • Motor: um turbofan Rolls-Royce Spey 807
  • Empuxo: 4994 kgf (11.000 lbf)

Desempenho

  • Velocidade máxima: 1.020 km/h
  • Alcance: 3.330 km
  • Teto de serviço: 13.000 m (42.600 pés)
  • Razão de ascensão: 10.240 pés/min
  • Relação empuxo/peso: 0.47

Armamento

  • 1 canhão rotativo de 20 mm M61 Vulcan (aviões italianos) ou
  • 2 canhões de 30 mm DEFA 554 (aviões brasileiros)
  • 2 mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou MAA-1 Piranha nos trilhos das pontas das asas
  • 3.800 kg de carga bélica em 5 pontos duros, incluindo bombas de emprego geral e bombas guiadas por laser, mísseis ar-superfície, foguetes e pods de reconhecimento.

Bom pessoal, isso é tudo espero que tenham gostado.

Até a próxima e boa decolagem. Cláudio

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