terça-feira, 1 de junho de 2010

Embraer E-Jets.

E aí galera, boa noite! Aqui é o Cláudio, fiquei muito tempo sem postar por aqui. Então hoje resolvi postar um avião que para mim é muito especial. A família de aviões E-jets da Embraer. São aeronaves 100% brasileiras! Eu vou especificar mais o Embraer 190, porque é a aeronave mais representativa para a empresa, em termos de tecnologia a família E-Jets de aeronaves Embraer são iguais. O que difere entre elas é o comprimento e consequentemente a capacidade da aeronave no transporte de passageiros.

Embraer 190 em seu Roll-out.

Histórico

Após o sucesso alcançado pelos jatos regionais ERJ-145, a fabricante brasileira Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, com capacidade entre 70 e 90 passageiros, ampliado depois para 122 passageiros, com o Embraer 195.

Optou-se por começar o desenvolvimento do zero, o que transformou os E-Jets, como são conhecidos, na primeira família desenvolvida após os Brasília, já que os ERJ são baseados na fuselagem destes.

Após o lançamento do Embraer 170 e do Embraer 175, chegou a vez do Embraer 190. Maior, mais longo e pesado que os irmãos mais velhos, a aeronave voou pela primeira vez em 2004, e foi homologada em agosto de 2005, e no mês seguinte, as primeiras entregas começaram, para a JetBlue, lançadora do tipo, e AirFrance.


Características

É um birreator com fuselagem "double-bouble", quatro assentos por fileira, de dois a dois, concebido para maximizar o conforto dos passageiros.

Curiosidades

  • Sua designação original era ERJ-190 (Embraer Regional Jetliner), mas o fabricante optou pelo nome atual para desvincular a aeronave da aviação regional.
  • Os jatos da Embraer, no exterior são chamados de "jungle-jets" (jatos da selva)
Concorrentes
A nova família de aviões, os EMBRAER 170/190, têm como alvo o segmento de mercado voltado às companhias aéreas que necessitam aviões de 70 a 110 passageiros, nesse sentido, o Embraer 190 é concorrente direto das aeronaves Sukhoi Superjet 100 e Bombardier CRJ-900.
Sendo, nessa categoria, os melhores aviões do mundo!

Fotos

O caçula da turma, o Embraer 170 da Air Canada, decolando.

O irmão mais próximo do Embraer 190 o Embraer 175 muito ultilizado pela Trip Linhas Aéreas no Brasil.

Atualmente, a única empresa brasileira que ultiliza o Embraer 190 é a Azul Linhas Aéreas

O maior de toda a turma Embraer 195 da FlyBe em decolagem.

Por hoje é só galera, espero que tenham gostado desse post.
Obrigado pela leitura e pelo interesse.
Espero ve-lo novamente por aqui.
Até a próxima e boa decolagem comandantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário