Hoje falarei sobre o Dash 8, um avião bimotor turbo-hélice, usado para transporte regional de passageiros.
DeHavilland Dash 8
O De Havilland Dash Q-300 é uma aeronave bimotor turbohélice de médio-porte projetada especialmente para uso civil no transporte regional de passageiros, normalmente configurada para 50 assentos (média-densidade) ou 54 assentos (alta-densidade), cujo principal atrativo técnico desenvolvido pelo seu fabricante De Havilland Canadá é a boa flexibilidade para pousar e decolar em pistas curtas ou médias, com obstáculos próximos às cabeceiras ou prolongamentos.
O fabricante canadense DeHavilland Canada de aeronaves para uso civil no transporte regional de passageiros é uma divisão da corporação gigante canadense Bombardier, proprietária também das marcas Learget, Canadair, Seadoo (jet ski´s), Evinrude (motores de popa) e também atua em outros segmentos, como Transporte Ferroviário (locomotivas e vagões utilizadas no transporte de passageiros), Equipamentos de Desportos (quadriciclos e outros), etc.
Na verdade, o moderno e eficiente projeto do Dash Q-300 é uma versão mais refinada de outro sucesso de vendas similar denominado DHC Dash 8-300, com mais de 200 unidades vendidas no mundo inteiro, principalmente nos mercados norte-americano e europeu.
Desde a década de 80, somando todas as versões da família De Havilland desenvolvidas pela Bombardier para transporte regional de passageiros, incluindo a encurtada Dash 8-100 para 30 assentos e a alongada Q-400 para 70 assentos, são mais de 570 unidades comercializadas, um dos maiores sucessos mundiais da aviação regional.
Para reforçar a característica técnica de flexibilidade operacional para pousar e decolar em pistas curtas ou médias, o fabricante De Havilland implantou nos seus turbohélices regionais Dash um sistema de flap´s ocupando quase todo o bordo de fuga das asas.
Ficha Técnica
- Comprimento mínimo de pista necessário para decolagem: 1.500 Metros (Lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Velocidade de cruzeiro: 550 Km / h (85% potência);
- Teto de Serviço: 8.500 Metros;
- Motorização (Potência) : 2 X Pratt & Whitney PW 123 (2.300 Shp / cada);
- Média ponderada de consumo de combustível (Decolagem, subida, cruzeiro e descida): 0,06 Litro por Assento / Km voado;
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