quinta-feira, 2 de abril de 2009

MD-11

Fala pessoal eu sou o Brendow e quero dizer que a ultima postagem foi uma brincadeira de 1º de Abril.
O McDonnell Douglas MD-11 é um trijato comercial widebody de fabricação norte-americana de longo alcance. Foi baseado no McDonnell Douglas DC-10, mas com a fuselagem mais alongada, asa maior e equipada com winglets, motores mais modernos e mais potentes. O cockpit, possui monitores de cristal líquido (LCD), comandos reduzidos para serem usados por 2 membros da tripulação (Comandante e Co-piloto) ao contrário do seu antecessor DC-10, que exigia 3 membros da tripulação (Comandante, Co-piloto e Engenheiro de Voô)

No Brasil, a Varig, VASP e TAM operaram o MD-11. A Varig incluiu-o na frota em meados de 1992, assim como a VASP também o fez com diferença de meses. Na Varig ele serviu para substituir os antigos DC-10 e chegou a operar um total de 26 MD-11 por 16 anos de muito sucesso. 23 deles eram do modelo convencional (MD-11) e 3 deles eram do modelo de longo alcance (MD-11ER). Eram responsáveis por fazer os vôos intercontinentais de longa distância que a Varig fazia para Tóquio, com escala em Los Angeles, assim como para as rotas para a Europa e ocasionalmente em vôos domésticos com grande demanda de passageiros como Guarulhos a Recife, assim como nos vôos entre Buenos Aires e Florianópolis (durante alta temporada). O MD-11 foi definitivamente retirado da frota da Varig em 9 de Junho de 2007, o último fazia o vôo "RG8741" de Guarulhos, São Paulo para Frankfurt, Alemanha. Quanto aos restantes, foram arrestados em 2006 devido aos problemas financeiros que a Varig sofreu. Já a VASP chegou a operar um total de 10 MD-11, 9 eram do modelo convencional (MD-11) e apenas 1 do modelo de longo alcance (MD-11ER). Eram responsáveis também pelas rotas intercontinentais de longa distância da VASP, como Europa e América do Norte, e ocasionalmente também usado em vôos domésticos. Os MD-11 da VASP foram retirados da frota em meados de 2000 também por problemas financeiros que a companhia vinha sofrendo, culminando na cassação da autorização de operação em janeiro de 2005.Comprimento: 61.23 m (motores Pratt & Whitney) ou 61,36 (motores General Eletric)
Envergadura: 51,66.m
Altura da cauda: 17,60 m
Vel. Cruzeiro: Mach 0.88 (945 km/h)
Motores: Três turbofans: Dois sobre a asa / Um sobre a cauda - Pratt & Whitney PW4460 - 60,000 lbf (267 kN) PW4462 - 62,000 lbf (276 kN) ou General Electric CF6-80C2D1F - 61,500 lbf (274 kN)
Capacidade de passageiros: 410 (1 classe)323 (2 classes)293 (3 classes)


Agradeço pela visita.
Adeus e boa decolagem.

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