quarta-feira, 1 de julho de 2009

General Eletric Ge90.

Olá pessoal aqui é o Cláudio, como eu disse na postagem anterior, aqui está a postagem da Ge90. Esse motor é lindo de se ver e de se ouvir.


General Eletric Ge90

General Electric GE90 é uma família de turbinas de aviação, high-bypass turbo fan, produzidas pela General Eletric para o Boeing 777, com potência variando de 329 a 512 kN (74.000 a 115.000 libras). Foi introduzido juntamente com o avião, em novembro de 1995, na British Airwais. O motor é uma de três opções possíveis para o Boeing 777, modelos 777-200, -200ER, e -300, e de uso exclusivo para os modelos -200LR e -300ER.

História

O motor GE90 foi lançado em 1900 pela General Eletric, nos Estados Unidos, juntamente com a Snecma (França), IHI Corporation (Japão) e Avio S.p.A. (Itália). Foi desenvolvido a partir de um projeto da NASA, o Energy Efficient Engine. O modelo GE90-115B é o mais avançado, produzido com materiais compósitos.

Um documento técnico apresentado pela GE e empresas parceiras indica que o mercado de grandes motores deve continuar crescendo. Para efeito de comparação, o 747-400 utiliza motores de 289 kN de impulso, e a próxima versão ou sucessor do Boeing 777 será alimentado com uma versão que produzirá o dobro da força do venerável 747.

Motores GE90 são grandes e só podem ser transportados por aviões de carga, como o Antonov AN-124 'Condor', de maneira que, se apresentar problemas em lugares ermos, não haverá sobressalentes. Em 17 de dezembro de 2005 um GE90-94B falhou em um Air France voando a partir de Seul para Paris, resultando em um pouso em Irkutsk, Sibéria. Um motor de substituição teve de voar num An-124 para a troca. A causa da falha ainda está sob investigação.

O motor GEnx que foi desenvolvido para o Boeing 787, 747-8 é derivado do GE90. O projeto Engine Alliance, uma aliança de cooperação entre GE Aircraft Engines e Pratt & Whitney, produziu um equipamento a partir do GE90 para o Airbus A380, denominado GP7000.


Recordes


O maior motor do mundo

A série GE90 são os maiores motores na história da aviação, com um fan (pás iniciais) com diâmetro de 312 cm (série original). O último variante, o GE90-115B, o fan possui 325 centímetros de diâmetro. Isto significa que o GE90 tem um diâmetro maior do que a maioria das cabines de aeronaves comerciais, bem como as famílias Bombardier CRJ ou Embraer ERJ, e é ligeiramente menor do que os 3,7 metros da largura do 737-800.

Recorde mundial de força

De acordo com o Guiness Book of Records, com 127.900 libras (569 kN), o GE90 detém o recorde para o maior impulso (embora esteja classificado em 115.300 libras (513 kN)).

Recorde mundial de alcance em voo

Em 10 de Novembro de 2005, o GE90 entrou para o Guinness, pela segunda vez. O motor estava montado em um 777-200LR durante o vôo mais longo do mundo por um avião comercial, embora não houvesse passageiros pagantes, apenas jornalistas e convidados. O 777-200LR voou 13.422 milhas (21.601 km) em 22 horas 42 minutos, voando de Hong Kong para Londres, no "longo caminho": sobre o Pacífico, sobre os EUA e em seguida, sobre o Atlântico. (O voo mais longo da aviação comercial de passageiros durou 23 horas 19 minutos, realizado por um Lockheed Constellation, entre Londres e São Francisco, nos dia 1 e 2 de outubro de 1957).


O Modelo 115B (meu preferido)


É o maior e mais potente motor de aviação produzido até o momento. A General Eletric construiu o GE90-115B especialmente para os novos Boeing 777. Suas pás incorporam um design inovador. Compostas de fibras de carbono e revestido nas pontas com uma liga de titânio, elas possuem um formato curvo que proporcionam sugar mais ar que as pás com formato tradicional.

O GE 90-115B é 40% mais potente, além de produzirem menos barulho e uma economia de 1/3 de combustível, se comparado com os motores do Boeing 767, os GE CF6-80C2B8F.


Curiosidades



  • Um motor GE90-115B fornece uma força equivalente a 111,526 cavalos, duas vezes a força do Titanic.
  • Durante a decolagem, um motor GE90 capta algo em torno de 2 milhões de pés cúbicos de ar por minuto.
Durante os testes, na década de 1990, um GE 90-115B foi instalado em um Boeing 747-400 e foi capaz de sustentar em voo a aeronave mesmo quando os outros três motores foram desligados. O Boeing 777 pesa 20% menos que o Boeing 747.



Bom pessoal, isso é tudo.
Obrigado pela visita.
Até mais e boa decolagem.





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