segunda-feira, 7 de junho de 2010

Embraer 120

Embraer 120

Olá galera, aqui é o Cláudio! Hoje eu irei falar sobre um aeronave da Embraer que eu acho realmente fantástica, o Embraer 120. Também muito conhecido aqui no Brasil como o Brasília. É um bimotor turbo-hélice, pressurizado, de alta-performance.


Embraer 120 nas cores da Passaredo, empresa brasileira que ultiliza a aeronave em suas rotas.

Após os bons resultados obtidos com o Bandeirante, que futuramente irei postar mais informações sobre ele aqui no blog, a Embraer lançou em abril de 1980 o projeto do Brasília, que logo alcançou uma carteira de pedidos com mais de 100 unidades, garantindo o sucesso do avião.

Com capacidade para trinta passageiros, foi um avião largamente adotado por companhias aéreas regionais norte-americanas e européias, que adquiriram o tipo principalmente nas décadas de 80 e 90.

O Brasilia está equipado com motores Pratt & Whitney dotados de hélices quadripás da marca Hamilton, tem velocidade máxima de cruzeiro de 583 km/h e alcance de 1.482 km.

Seu primeiro vôo foi em 27 de Julho de 1983, entrando em serviço em Outubro de 1985, pela empresa norte americana ASA - Atlantic Southeast Airlines.

Na metade da década de 90, a Embraer submeteu às autoridades aeronáuticas brasileiras, norte-americana e europeia um novo Plano de Manutenção Programada do EMB-120 Brasília, visando uma significativa redução de aproximadamente 10% no custo operacional do equipamento turbohélice, com intervalos maiores entre revisões. Isto tornou este avião quase tão competitivo quanto o consagrado turbohélice regional ATR-42 Aerospatiale (que já postei informações aqui no blog), seu principal concorrente .

Nessa mesma época, uma nova versão "Quick Change" do EMB-120 Brasília foi lançada, adaptada para transporte de passageiros e para transporte de carga, aumentando assim a produtividade do equipamento.

Mais de 350 unidades de EMB-120 Brasília estão voando no mundo inteiro, comprovando assim as boas características deste turbohélice regional para transporte de passageiros.

O modelo ainda se encontra em fabricação, porém sem pedidos em carteira.

No Brasil

O avião voou no Brasil pelas asas da Rio Sul, Meta, Rico, AirMinas, Passaredo, Interbrasil STAR, OceanAir, Pantanal, Nordeste, Penta, TAVAJ, KMW Táxi Aéreo, AmericanAir e a nossa querida Força Aérea Brasileira (FAB).
A própria fabricante Embraer usa um Brasília, número de série 120323, de matrícula PT-SXP, para transportar funcionários entre as fábricas de São José dos Campos (matriz), Gavião Peixoto e Botucatu, numa operação "shuttle". O Brasilia 120313 de matrícula PP-PSC já foi usado como shuttle pela Embraer também (hoje opera na FAB sob o registro FAB2020). Esporádicamente o Shuttle também é usado em transporte da Diretoria ou convidados da empresa.

Vamos agora a minha parte preferida, a
Ficha Técnica
  • Motorização (potência): 2 x Pratt & Whitney PW118B (1.800 shp);
  • Velocidade máxima: 583 km/h;
  • Velocidade long-range: 482 km/h;
  • Razão de subida inicial: 2.300 pés por minuto;
  • Capacidade: 30 passageiros;
  • Média ponderada de consumo de combustível (Descolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,07 Litro por assento/km voado;
  • Alcance máximo (MTOW): 1.482 quilômetros (Reserva 45 minutos);
  • Teto de serviço: 32.000 pés.
E agora a minha segunda parte preferida e essa eu sei que vocês também gostam:
Vamos às fotos galera!

Embraer 120 em seu Roll-out.


Embraer 120 AirFrance
(Sim galera o bichinho é reconhecido internacionalmente)


Embraer 120 AirMinas


E essa eu guardei para o fim.
Embraer 120 nas cores da nossa FAB!

Bem galera! Eu espero que vocês tenham gostado da postagem.
Muito obrigado pela leitura.
Até a próxima e boa decolagem comandantes!
Espero vocês na próxima viajem!


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