sábado, 21 de março de 2009

Boieng 737-200, o Breguinha

Olá pessoal aqui é o Cláudio
Hoje postarei sobre o 737-200, também conhecido como Breguinha.

O 737-200 foi uma versão estendida do 737-100, lançada para se adequar às necessidades do mercado dos EUA. A United Airlines foi o cliente estreante do modelo, que foi lançado em 1965 e entrou em serviço em 1968. O modelo foi posteriormente aperfeiçoado como 737-200 Advanced, que se tornou a versão de produção padrão da Boeing. O 200 Advanced também era disponível nas versões Conversível (passageiros/carga), “Quick Change” (passageiros diurno/carga noturno), 737-200 Executive Jet (semelhante em configuração ao atual BBJ) e 737-200HGW (High Gross Weight – peso bruto elevado).

Todos esses modelos estavam a caminho acelerado da extinção, uma vez que dispunham de motores de baixa eficiência no consumo de combustível, elevada emissão de ruídos (mesmo com a instalação de equipamentos redutores tipo “hush-kit”) e custos de manutenção cada vez maiores – embora uma grande quantidade de 737-200 estavam em operação com companhias secundárias e em países em desenvolvimento.

No Brasil a Vasp foi a estreante do modelo seguimdo-se pela Varig. Esses 737s são dotados de motores turbofan de baixa derivação (Low-Bypass turbofan radio) Pratt & Whitney JT8D.

Aí vai uma foto do painel do 737-200 ou breguinha como vocês preferirem:
Agradeço pela visita.
Adeus e boa decolagem.

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