E hoje falaremos sobre o meu avião turbohélice preferido!
Eu gosto muiro desse avião, o Pilatus PC-12
O Pilatus PC-12 é um turbohélice pressurizado de alta-performance fabricado pela companhia Suíça Pilatus Aircraft . Trata-se de um avião monomotor, impulsionado pela tradicional e confiável turbina Pratt & Whitney PT6A, de fabricação canadense.
Com esta motorização que fornece 1200 SHP de potencia de decolagem o PC-12 apresenta uma ótima flexibilidade para pousos e decolagens em pistas curtas e não preparadas. Além disso, sua cabine é pressurizada e possui portas separadas para passageiros e carga.
O fabricante suíço Pilatus também disponibilizou para seus clientes mais exigentes uma sofisticada versão Executiva, composta por sete assentos com forração em couro mais uma galley compacta e um pequeno toalete básico, com a assinatura dos profissionais que cuidam do acabamento interno dos automóveis BMW, entre outros detalhes.
Desde a década de 90, mais de 800 unidades de PC-12 estão voando no mundo inteiro, principalmente nos EUA e nos Países Europeus, comprovando assim as excelentes características deste Pilatus e confirmando esta nova tendência de mercado favorável aos monomotores turbohélice.
Ficha Técnica
- Velocidade de Cruzeiro: 500Km/h;
- Capacidade de até 09 (nove) passageiros;
- Comprimeinto mínimo de pista necessário para decolagem = 1000 metros (lotado/dias quentes/tanques cheios);
- Motorização: Pratt & Whitney PT6A (1.200 Shp);
- Alcance máximo: 2.850 Quilometros (Reserva 45 minutos);
- Consumo de combustível: 265 litros/hora (85% de potência);
- Teto de serviço: 8.500 Metros ou 27.887 pés.
Aí vai uma foto do painel dessa incrível máquina:
Agradeço pela visita.
Adeus e boa decolagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário